(Fechar X)
Promoção Produtos Importados Br
 
O Polêmico - Suas ideias nos movem
Login / Cadastro Seta Dupla
Olá, Visitante.
Logar com Facebook
Esqueceu a senha?
Cadastrar
Ícone Enquete O Polêmico quer saber a sua opinião:
Home   

Ciência


           

Novo Planeta parecido com a Terra é encontrado pela NASA

  Tamanho da Fonte:
Diminui Tamanho Fonte -    Aumenta Tamanho Fonte+
Imprimir Polêmica Imprimir
Comunicar Erro Comunicar Erro
Novo Planeta parecido com a Terra é encontrado pela NASA

Nesta quinta-feira (17/04/2014), astrônomos da NASA anunciaram a descoberta de um Novo Planeta extrassolar. Ele está em órbita de uma estrela e se encontra em uma zona habitável. Isso significa que as chances de se encontrar água líquida no planeta são grandes e que possívelmente este planeta, batizado como Kepler-186F, seja o mais parecido com o Planeta Terra.

A descoberta foi feita a partir de observações realizadas com o Telescópio Espacial Kepler. Segundo a Nasa, os cientistas já tinham encontrado outros planetas em zonas habitáveis, mas eles são pelo menos 40% maiores do que a Terra e entender sua composição é um desafio para a ciência.

Encontrar Kepler-186F confirma que existem planetas do tamanho da Terra na zona habitável de outras estrelas que não sejam o Sol. "A descoberta de Kepler-186F é um passo significativo no sentido de encontrar mundos como o nosso planeta Terra", afirmou Paul Hertz, diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa, em coletiva de imprensa.

Até onde se sabe, o planeta é o quinto a contar de seu sol e pode levar 129,9 dias terrestres para completar uma volta em torno de sua estrela, ou seja, um ano neste planeta dura mais ou menos um terço do que dura o ano em nosso Planeta Terra.

 

Representação artística do planeta Kepler-186f, com a sua estrela anã ao fundo (NASA/SETI/CALTECH)

Representação artística do planeta Kepler-186f, com a sua estrela anã ao fundo (NASA/SETI/CALTECH)

 

A estrela-mãe do Kepler-186F é uma anã vermelha aproximadamente de metade do diâmetro do nosso Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz daqui. Um dos pontos interessantes dessa descoberta é que, além de estar na chamada zona habitável (região do sistema em que o planeta recebe a quantidade certa de radiação de sua estrela para manter uma temperatura adequada à existência de água líquida na superfície), o planeta está distante o suficiente para não sofrer uma trava gravitacional, que é quando o planeta fica sempre com a mesma faze virada para a estrela, caso que acontece com a Lua em relação ao nosso planeta. Embora alguns modelos demonstrem que a trava gravitacional não é um impedimento definitivo para se ter planetas com ambientes habitáveis (a atmosfera trataria de distribuir o calor), é sempre melhor ter um planeta que teha dias e noites, ao invés de um planeta em que um hemisfério é sempre aquecido pelo Sol e outro passa o tempo todo na fria escuridão.

 

 

Para os cientistas, este é um momento histórico. A partir de agora, os astrônomos devem se concentrar cada vez mais na busca de outros mundos similares à Terra e a Kepler-186f, gerando alvos para futuras observações de caraterização em busca de evidências de uma outra biosfera. Segundo os estudiosos, em breve, nosso planeta poderá ganhar muitas companhias.

 


 

E você, acredita que os cientistas ainda vão descobrir vida neste novo planeta? Ou melhor, você acredita que existe vida fora do Planeta Terra?

Criador: Equipe O Polêmico

Assuntos
Vida sintética já foi criada? Experimento cria polêmica.
Vida sintética já foi criada? Experimento cria polêmica.
Viaje do núcleo de um átomo até a borda do universo
Viaje do núcleo de um átomo até a borda do universo
UFRJ inaugura estacionamento com painéis solares
UFRJ inaugura estacionamento com painéis solares
Como as máquinas do Google enxergam o mundo?
Como as máquinas do Google enxergam o mundo?
Os comentários não representam a opinião do Site. A responsabilidade é do autor do comentário.



Procurando Roupas Femininas Importadas?
Ícone Enquete O Polêmico quer saber a sua opinião:
Produtos Importados com os menores preços e entrega para todo Brasil!


Produtos Importados com os menores Preços e Entrega para todo Brasil
Mais Procurados Assuntos mais Pesquisados no Momento
Ícone Parceiros Parceiros do Polêmico
Climatologia Geográfica | Descubra mais da ciência, paisagens incríveis e muito mais.      Ciências e Tecnologias | Artigos e Noticias de Ciências e Tecnologia      Jornal Eletrônico - Gente de Opinião

Portal SOS Notícias do RN      SAJ Notícias      Fotografe Livre  - Tudo sobre fotografia, até dicas!      cearensizando

W3 Directory - the World Wide Web Directory      AhTrollei - Cuidado você pode estar sendo trollado!: Parceria      Infotec Blog - Tecnologia em primeira mão!          

RGN no Ar | Rio Grande do Norte                S1 Notícias      Debates Culturais - Liberdade de Idéias e Opinioes!

Você já pensou em deixar uma carta ou mensagem após a morte? Conheça nosso testamento online.
Polêmico       Polêmicas       Notícias       Debates       Discussões Noticias

aids       desigualdade social       meninos e meninas       pena de morte       jesus comunista      
 
© opolemico.com.br, Todos Direitos Reservados  -  Melhor visualizado na resolução: 1024 x 768 px.  -  Política de Privacidade
Contato Contato