Novo Planeta parecido com a Terra é encontrado pela NASA

Novo Planeta parecido com a Terra é encontrado pela NASA

Nesta quinta-feira (17/04/2014), astrônomos da NASA anunciaram a descoberta de um Novo Planeta extrassolar. Ele está em órbita de uma estrela e se encontra em uma zona habitável. Isso significa que as chances de se encontrar água líquida no planeta são grandes e que possívelmente este planeta, batizado como Kepler-186F, seja o mais parecido com o Planeta Terra.

A descoberta foi feita a partir de observações realizadas com o Telescópio Espacial Kepler. Segundo a Nasa, os cientistas já tinham encontrado outros planetas em zonas habitáveis, mas eles são pelo menos 40% maiores do que a Terra e entender sua composição é um desafio para a ciência.

Encontrar Kepler-186F confirma que existem planetas do tamanho da Terra na zona habitável de outras estrelas que não sejam o Sol. "A descoberta de Kepler-186F é um passo significativo no sentido de encontrar mundos como o nosso planeta Terra", afirmou Paul Hertz, diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa, em coletiva de imprensa.

Até onde se sabe, o planeta é o quinto a contar de seu sol e pode levar 129,9 dias terrestres para completar uma volta em torno de sua estrela, ou seja, um ano neste planeta dura mais ou menos um terço do que dura o ano em nosso Planeta Terra.

Representação artística do planeta Kepler-186f, com a sua estrela anã ao fundo (NASA/SETI/CALTECH)

A estrela-mãe do Kepler-186F é uma anã vermelha aproximadamente de metade do diâmetro do nosso Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz daqui. Um dos pontos interessantes dessa descoberta é que, além de estar na chamada zona habitável (região do sistema em que o planeta recebe a quantidade certa de radiação de sua estrela para manter uma temperatura adequada à existência de água líquida na superfície), o planeta está distante o suficiente para não sofrer uma trava gravitacional, que é quando o planeta fica sempre com a mesma faze virada para a estrela, caso que acontece com a Lua em relação ao nosso planeta. Embora alguns modelos demonstrem que a trava gravitacional não é um impedimento definitivo para se ter planetas com ambientes habitáveis (a atmosfera trataria de distribuir o calor), é sempre melhor ter um planeta que teha dias e noites, ao invés de um planeta em que um hemisfério é sempre aquecido pelo Sol e outro passa o tempo todo na fria escuridão.

Para os cientistas, este é um momento histórico. A partir de agora, os astrônomos devem se concentrar cada vez mais na busca de outros mundos similares à Terra e a Kepler-186f, gerando alvos para futuras observações de caraterização em busca de evidências de uma outra biosfera. Segundo os estudiosos, em breve, nosso planeta poderá ganhar muitas companhias.

E você, acredita que os cientistas ainda vão descobrir vida neste novo planeta? Ou melhor, você acredita que existe vida fora do Planeta Terra?