(Fechar X)
Promoção Produtos Importados Br
 
O Polêmico - Suas ideias nos movem
Login / Cadastro Seta Dupla
Olá, Visitante.
Logar com Facebook
Esqueceu a senha?
Cadastrar
Ícone Enquete O Polêmico quer saber a sua opinião:
Home   

Drogas


           

Maconha legalizada?

  Tamanho da Fonte:
Diminui Tamanho Fonte -    Aumenta Tamanho Fonte+
Imprimir Polêmica Imprimir
Comunicar Erro Comunicar Erro
Maconha legalizada?

Não sei em qual momento se deu a virada. Nem se teve algum elemento detonador. Mas, ela está aí. Se você duvida, olhe em volta. Converse com seus amigos e familiares. Não estou dizendo com isso que a cannabis é melhor do que o tabaco. Acho que as duas drogas têm um impacto destruidor na saúde humana. Estou apenas constatando uma obviedade. E nem sempre é fácil reparar o óbvio. 

Enquando o fumante de tabaco é cada vez mais enxotado para cubículos ou mantido o mais distante possível do convívio social, o usuário de maconha já acende seu baseado tranquilamente em praças, parques e praias. A campanha do legalize já deixou de ficar restrita apenas aos artistas engajados, como Marcelo D2.

Sob o argumento de que o combate às drogas até agora foi uma batalha perdida, políticos dão a cara para bater e assumem a discussão do tema. Fernando Henrique Cardooso é o mais notável deles. O ex-presidente não é a favor da legalização, mas defende com firmeza a descriminalização não só da maconha, como de todas as drogas, assim como foi feito em Portugal.

 

 

Ao propor o debate, FHC apenas joga luz sobre um fenômeno que não pode ser escondido porque alguns assim o querem. Nos verões cariocas, o cheiro da erva queimando do Leme ao Pontal é tão forte que você esquece onde está.

E como o Brasil adora imitar os Estados Unidos, é bom prestarmos atenção no que está ocorrendo por lá. Uma pesquisa do Gallup apontou que 58% dos americanos querem a legalização da cannabis, enquando 39% são contra. Essa diferença já diz muito, mas ela fica ainda mais significativa quando olhamos para 2012. No ano passado, um levantamento idêntico mostrou que 48% eram a favor e 50% resistiam a qualquer mudança na lei. Em apenas 12 meses, a cabeça do americano médio deu uma guinada de invejar qualquer Miley Cyrus. Aliás, outra que gosta de um back.

O apoio mais expressivo, obviamente, vem do pessoal na faixa entre 18 e 29 anos. O veto à legalização só vence entre os que têm mais de 65 anos. Como na ordem natural da vida, os últimos devem morrer bem antes, podemos deduzir que acender um baseado em plena Wall Street é questão de tempo.

E não estou falando apenas do uso medicinal da cannabis. É para recreação mesmo. Alguns estados estão mais adiantados. No ano que vem os moradores do Colorado e de Washington vão poder comprar tudo o que for possível ser produzido a partir da erva. Até refrigerantes. Não sei o que será da coca-cola, sei apenas que a indústria em torno da maconha já movimenta bilhões de dólares. Nem só da larica, vai viver o empresário do ramo. E isso é apenas o começo de um negócio que tem 200 milhões de consumidores espalhados pelo mundo.

Desconheço qualquer pesquisa recente sobre o assunto no Brasil, mas não tenho dúvidas de que a maconha saiu do gueto. Não tem mais a marginalidade, glamourizada, é verdade, mas ainda assim marginalizada, da voz profana de Bezerra da Silva.

Se não há pesquisa próxima sobre a aceitação da maconha, existem várias que comprovam o afastamento do brasileiro do tabaco. Um estudo do Ministério da Saúde mostrou uma queda vertiginosa do hábito de fumar. De 2006 a 2012, o índice de fumantes caiu de 15% para 12% nos que têm mais de 18 anos. Os homens continuam fumando mais do que as mulheres e Porto Alegre é a capital com maior concentração de fumantes.

Esses números apenas endossam a rejeição observada facilmente nas ruas. O fumante virou um ser estranho; quase um ET de Varginha. Cheirar a tabaco é cafona, coisa de gente que não se cuida, não se ama. Sem falar que a pele e os dentes ficam uma desgraça e o hálito idem. A molecada não vê mais num cigarro entre os dedos um instrumento de passagem para o mundo adulto. Perdeu a sua aura de rebeldia.

Na minha caminhada de todas as manhãs, passo por uma pracinha bucólica, dessas de cidade do interior. Num muro, em letras gritadas, destaca-se a frase:" Você sabia que a maconha é uma flor? Legalize já."

Legalização é uma conversa para depois, mas o maconheiro, quem diria, está sendo associado a uma vida saudável. E o fumante?

 


Estamos num momento histórico com o nosso vizinho, Uruguai, legalizando a maconha e na opinião da equipe do Polêmico a legalização é uma conversa para agora!

Contribua no debate!

Criador: Equipe O Polêmico

Fonte: r7.com
Assuntos
Sou o melhor atleta maconheiro ao lado de Michael Phelps
Sou o melhor atleta maconheiro ao lado de Michael Phelps
PMs querem legalização das drogas e fim da violência
PMs querem legalização das drogas e fim da violência
FHC quer que maconha seja vista como álcool e tabaco
FHC quer que maconha seja vista como álcool e tabaco
Após regulamentação, mortes por tráfico zeram no Uruguai
Após regulamentação, mortes por tráfico zeram no Uruguai
Os comentários não representam a opinião do Site. A responsabilidade é do autor do comentário.



Procurando Roupas Femininas Importadas?
Ícone Enquete O Polêmico quer saber a sua opinião:
Produtos Importados com os menores preços e entrega para todo Brasil!


Produtos Importados com os menores Preços e Entrega para todo Brasil
Mais Procurados Assuntos mais Pesquisados no Momento
Ícone Parceiros Parceiros do Polêmico
Climatologia Geográfica | Descubra mais da ciência, paisagens incríveis e muito mais.      Ciências e Tecnologias | Artigos e Noticias de Ciências e Tecnologia      Jornal Eletrônico - Gente de Opinião

Portal SOS Notícias do RN      SAJ Notícias      Fotografe Livre  - Tudo sobre fotografia, até dicas!      cearensizando

W3 Directory - the World Wide Web Directory      AhTrollei - Cuidado você pode estar sendo trollado!: Parceria      Infotec Blog - Tecnologia em primeira mão!          

RGN no Ar | Rio Grande do Norte                S1 Notícias      Debates Culturais - Liberdade de Idéias e Opinioes!

Você já pensou em deixar uma carta ou mensagem após a morte? Conheça nosso testamento online.
Polêmico       Polêmicas       Notícias       Debates       Discussões Noticias

aids       desigualdade social       meninos e meninas       pena de morte       jesus comunista      
 
© opolemico.com.br, Todos Direitos Reservados  -  Melhor visualizado na resolução: 1024 x 768 px.  -  Política de Privacidade
Contato Contato