(Fechar X)
Promoção Produtos Importados Br
 
O Polêmico - Suas ideias nos movem
Login / Cadastro Seta Dupla
Olá, Visitante.
Logar com Facebook
Esqueceu a senha?
Cadastrar
Ícone Enquete O Polêmico quer saber a sua opinião:
Home   

Esportes


           

Para não atrapalhar protesto, Globo muda horário de jogo

  Tamanho da Fonte:
Diminui Tamanho Fonte -    Aumenta Tamanho Fonte+
Imprimir Polêmica Imprimir
Comunicar Erro Comunicar Erro
Para não atrapalhar protesto, Globo muda horário de jogo

Acredite se quiser, no século XXI ainda estamos longe de superar o pão e circo, isso é fato. A última foi a mudança do horário do jogo do Palmeiras para 11 horas da manhã. Vai ter jogador correndo no sol de meio-dia. Tudo para não atrapalhar a cobertura da Globo no protesto que acontecerá 15/03/2015.

Veja a matéria do Ivan Longo:

Domingo (15) tem futebol pela manhã em São Paulo. E não é o futebol com os amigos e nem uma partida de futsal pela televisão, mas um jogo oficial válido pela 10ª rodada do campeonato paulista, entre Palmeiras e XV de Piracicaba. Inicialmente marcada para 16h – como acontece com boa parte dos demais jogos oficiais do estado aos domingos – a partida foi antecipada para às 11h da manhã, por uma determinação da secretaria de Segurança Pública.

O motivo? A manifestação contra a presidenta Dilma Rousseff, marcada para a parte da tarde do mesmo dia no vão livre do Masp, quase 8 quilômetros distante do local onde será realizado o jogo – no estádio do Palmeiras, o Allianz Parque.
A justificativa? “Segurança”. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Alexandre Moraes, o evento esportivo não poderia acontecer na parte da tarde, período em que estão “previstas manifestações na capital paulista”. “Haverá manifestação popular, por isso a Polícia Militar terá de concentrar todo o contingente policial para trabalhar em cima da manifestação, e não do jogo”, explicou o coronel Marcos Marinho, Diretor de Segurança da Federação Paulista de Futebol (FPF).

O caso, no entanto, soa no mínimo estranho quando analisado com cautela. A justificativa da segurança até parece plausível em um primeiro momento, mas, dado o cenário que está se desenhando em cima dessa manifestação somado a alguns fatos que giram em torno dessa justificativa, não fica difícil entender que a segurança não é a única razão da alteração.
De acordo com o coronel Marinho, da FPF, no último jogo do Palmeiras (Palmeiras X Brangantino), no sábado (7), foi mobilizado um contingente com cerca de 115 policiais. Como a partida deste domingo não é nenhum clássico, o contingente de PMs deve ser parecido. A torcida será composta, praticamente, apenas por palmeirenses. Isto é, as chances de um conflito e, consequentemente, da necessidade de uma mobilização maior de policiais, será praticamente nula.

PM no estádio X PM na manifestação: medida desnecessária

A Polícia Militar no estado de São Paulo conta com um contingente total de mais de 90 mil homens. Nas últimas manifestações populares que aconteceram na cidade, foram mobilizados cerca de mil PMs em cada. Nas partidas de futebol que não são clássicos, como já dito, a média é de 115 policiais.
Somente esses dados já dão uma dimensão de que o número de policiais necessários para o evento esportivo é irrisório perto da quantidade de homens que a polícia tem à disposição e daqueles que são, efetivamente, mobilizados para manifestações.
Guaracy Mingardi, ex-secretário de Segurança Pública de Guarulhos, cientista político e especialista no assunto, vai além. Ele lembra que a PM já tem tropas especiais para cada situação.
“Não há nenhuma necessidade [de fazer a alteração do horário do jogo]. Primeiramente por que, a princípio, espera-se que o protesto seja pacífico. Segundo que a Polícia Militar já é organizada para atender diferentes demandas ao mesmo tempo. Tem a Tropa de Choque, tem a Rota, que certamente não vai ser usada em protesto, tem a cavalaria, tem um batalhão específico pra manifestações e tem um específico para eventos esportivos”, explicou.
Nesse sentido, é inevitável que as motivações apresentadas pela secretaria do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) sejam colocadas em dúvida. “Deve ter alguma coisa política envolvida… Eles podem querer que a atenção não seja dividida com o protesto, querer que mais gente vá a manifestação, tirando gente do jogo de futebol. É estranho, mas aí não posso ser preciso”, comentou Mingardi.
O Diretório Municipal do PT recebeu com estranheza a notícia da mudança de horário do jogo por conta do protesto. “Muito estranha a decisão da mudança, porque não é comum que os jogos tenham seu horário alterado em razão de eventos na cidade, e muito menos de uma manifestação. Esperamos que não haja nessa decisão da Secretaria de Segurança Pública nenhuma outra questão senão uma preocupação técnica e baseada em critérios objetivos”, afirmou o vereador Paulo Fiorilo, presidente do diretório.

Preocupação com o transporte público: antes não tinha, agora tem

A secretaria de Segurança Pública informou ainda que, além da questão da segurança, a mudança de horário do jogo se faz necessária pois os o término dos dois eventos poderia coincidir, o que poderia “acarretar sobrecarga no transporte público, dificultando a vida da cidade”.
Essa preocupação com a locomoção das pessoas em dia de manifestação também é pouco usual. Ao longo desse e de outros anos, em diversas ocasiões, a Polícia Militar fechou estações de Metrô em pleno funcionamento para impedir o trânsito de manifestantes. Em alguns atos, inclusive, a PM chegou a invadir estações e disparar bombas de gás e balas de borracha contra manifestantes e usuários.
Aparentemente há um tratamento bem diferente do governo estadual com a manifestação de domingo em relação a outras manifestações que vinham ocorrendo até então na capital.
É tudo pela “segurança”.

Motivo: Manifestações estão previstas na parte da tarde.
Sociedade Esportiva Palmeiras

Nota Oficial

A Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público informar alteração no horário do jogo contra o XV de Piracicaba, pela 10ª rodada do Paulistão. A partida, previamente marcada para o período da tarde de domingo (15), ocorrerá às 11 horas, no Allianz Parque.
A decisão pela mudança foi tomada para atender às solicitações da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que determinaram que o evento esportivo não poderia acontecer na parte da tarde, período em que estão previstas manifestações na capital paulista.
A abertura para a pré-venda exclusiva de ingressos para os sócios Avanti acontecerá a partir das 16 horas desta terça-feira (10).

Criador: Equipe O Polêmico

Fonte: http://www.portalmetropole.com/2015/03/globo-pede-mudanca-de-horario-de-jogo.html
Assuntos
Vídeo: Desafio entre MMA e mestre chines de Kung fu
Vídeo: Desafio entre MMA e mestre chines de Kung fu
Árbitro desmente Federação sobre o Atletiba
Árbitro desmente Federação sobre o Atletiba
Torcidas de Flamengo e Botafogo brigam antes de clássico
Torcidas de Flamengo e Botafogo brigam antes de clássico
Divulgada CAIXA PRETA da Lamia no acidente da Chapecoense
Divulgada CAIXA PRETA da Lamia no acidente da Chapecoense
Os comentários não representam a opinião do Site. A responsabilidade é do autor do comentário.



Procurando Roupas Femininas Importadas?
Produtos Importados com os menores preços e entrega para todo Brasil!


Produtos Importados com os menores Preços e Entrega para todo Brasil
Mais Procurados Assuntos mais Pesquisados no Momento
Ícone Parceiros Parceiros do Polêmico
Climatologia Geográfica | Descubra mais da ciência, paisagens incríveis e muito mais.      Ciências e Tecnologias | Artigos e Noticias de Ciências e Tecnologia      Jornal Eletrônico - Gente de Opinião

Portal SOS Notícias do RN      SAJ Notícias      Fotografe Livre  - Tudo sobre fotografia, até dicas!      cearensizando

W3 Directory - the World Wide Web Directory      AhTrollei - Cuidado você pode estar sendo trollado!: Parceria      Infotec Blog - Tecnologia em primeira mão!          

RGN no Ar | Rio Grande do Norte                S1 Notícias      Debates Culturais - Liberdade de Idéias e Opinioes!

Você já pensou em deixar uma carta ou mensagem após a morte? Conheça nosso testamento online.
Polêmico       Polêmicas       Notícias       Debates       Discussões Noticias

aids       desigualdade social       meninos e meninas       pena de morte       jesus comunista      
 
© opolemico.com.br, Todos Direitos Reservados  -  Melhor visualizado na resolução: 1024 x 768 px.  -  Política de Privacidade
Contato Contato