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Denúncias de ’meta de multas’ e a conta sempre é do povo

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Denúncias de ’meta de multas’ e a conta sempre é do povo

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo denunciaram a existência de pressões e até ameaças para que mais multas sejam aplicadas e mais carros sejam guinchados na capital paulista. Os relatos foram repassados com exclusividade à Rádio SulAmérica Seguros Trânsito, que divulgou nos últimos dias as denúncias.

As orientações estariam partindo do superintendente da CET Jair de Souza Dias, conhecido como Jair Cavalo – apelido dado por conta da sua truculência, segundo os agentes ouvidos pela rádio. Com um salário de R$ 17.226,13, Dias está na CET paulistana desde 1986 e teria justificado que a ‘máfia das multas’ seria necessária para pagar um contrato de guincho.

Um agente ouvido pela reportagem, e que pediu para não ser identificado, assim definiu a orientação e as ameaças:
"Tivemos uma reunião com chefia, na qual ele deixou claro que 'tem que autuar e guinchar, vou estimular disputa entre as áreas'. Vou até usar as palavras dele: ‘a área que guinchar mais, que autuar mais, vai ter mais recursos, mais viatura, mais motos."

Várias denúncias de motoristas chegaram, algumas bastante absurdas. Foi o caso de um motorista orientado por um agente da CET a ‘furar o sinal’ para dar passagem a um comboio da Polícia Militar, para em seguida ser multado pelo mesmo ‘marronzinho’. Em outra denúncia, um motorista foi multado por falar ao celular, apesar de ser surdo.

Ouça o aúdio completo da denúncia dos agentes da CET em http://www.brasilpost.com.br/2015/08/18/meta-multas-cet-sp_n_8003776.html.

No interior de São Paulo, Campinas também tem chamado atenção por multas estranhas com cobranças abusivas.

Veículos guinchados em Campinas no primeiro trimestre de 2015 foi 224% maior que o mesmo período de 2014, 972 veículos em 2015 contra 300 veículos em 2014.

Enquanto o secretário de Transportes e presidente da Emdec de Campinas, José Carlos Barreiro, afirma que o aumento é resultado da melhora na qualidade da fiscalização, condutores que tiveram os carros apreendidos questionam a forma como o recolhimento é feito. Para eles o valor do serviço de guincho, hoje de R$325,71, é abusivo.

O Correio apurou em empresas de guinchamento, sem contrato com a Prefeitura, que o preço da viagem de um automóvel rebocado do Centro até o pátio fica entre R$70 e R$120.

Motoristas dizem ainda que muitos pontos de estacionamento nas ruas não têm sinalização clara de “proibido estacionar”.

Relatos apontam também um esquema entre donos de estacionamentos particulares e agentes de trânsito, os “amarelinhos”: eles ligariam para a Emdec toda vez que avistam carros parados em locais irregulares.

O garçom Pedro Silva, de 29 anos, afirmou que teve o carro guinchado em frente à sua casa, na região do Campo Grande.

“Ele estava parado em frente à garagem. Mas a garagem era minha. Agora eu me pergunto: quem ligou para o amarelinho me guinchar? Só pode ser uma máfia dos guinchos”, disse o homem, que esperava em frente ao pátio na tarde de ontem para retirar o carro. Silva disse que irá recorrer da multa. “Se tivesse dinheiro, até processava a Emdec. É um absurdo.”

Outro jovem, Diego de Mello Pelagati, de 24 anos, teve o carro guinchado duas vezes em menos de três meses. Ele afirmou que achou abusivo o preço do reboque e as duas diárias que pagou, cada uma no valor de R$ 54,29.

Para Pelegati, amarelinhos costumam guinchar aos fins de semana, quando os carros não pode ser retirados. Dessa forma, os motoristas pagariam mais diárias. “E muita gente não sabe que pode chamar um guincho particular e pagar mais barato. Isso nenhum amarelinho ou policial avisa.”

Os casos são inúmeros e não apenas com "amarelinhos", há relatos de multas de sinal vermelho ultrapassado e as imagens que chegam são de baixa qualidade e não é possível ver a placa e a sinalização vermelha, conforme a lei.

A equipe do Polêmico entrou em contato com a Emdec em Campinas e até o momento da publicação da matéria não houve retorno.

Criador: Equipe O Polêmico

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