(Fechar X)
Promoção Produtos Importados Br
 
O Polêmico - Suas ideias nos movem
Login / Cadastro Seta Dupla
Olá, Visitante.
Logar com Facebook
Esqueceu a senha?
Cadastrar
Ícone Enquete O Polêmico quer saber a sua opinião:
Home   

Sociedade


           

Ansiedade no trabalho: Uma epidemia velada.

  Tamanho da Fonte:
Diminui Tamanho Fonte -    Aumenta Tamanho Fonte+
Imprimir Polêmica Imprimir
Comunicar Erro Comunicar Erro
Ansiedade no trabalho: Uma epidemia velada.

Medo de não conseguir. Medo de não dar tempo. O coração acelera. As mãos tremem e o corpo sua.

Uma carcaterística marcante na ansiedade é antecipação de qualquer perigo. Como resultado, o corpo entra em estado de alerta para agir rapidamente a qualquer ameaça.

Até aí não há maiores problemas. O problema é quando esse estado de alerta persiste, fica constante e excessivo.

“São tantas preocupações que chega um momento em que você explode”, disse o assistente de planejamento Deivison de Souza de 22 anos. Suas crises de ansiedade tiveram início há 4 meses e desde então ele sente a pressão subir e também um enorme medo de morrer. A pior das crises ocorreu no trabalho e por orientação dos colegas, ele buscou ajuda.

"É comum, porém, que o ansioso esconda o problema da empresa porque sente vergonha e teme que duvidem da sua competência", diz a psicóloga Michelle Bernardo, que é presidente da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade. "Mas, na maioria dos casos, o medo não tem fundamento: quem se abre encontra apoio", conclui a psicóloga.

Shirlei Barros, de 37 anos, desceu correndo os oito andares do prédio que trabalhava, chegou ao térreo e ficou paralisada e só saiu de lá cerca de uma hora depois, quando seu colega de trabalho a viu e comunicou à chefe, que foi buscá-la.


>> Jornalista do SBT é demitido após criticar depressivos
 

“Eu ficava o dia inteiro em uma sala fechada, nem a porta ficava aberta. Isso foi o gatilho. Até então, eu nem sabia que tinha ansiedade”, contou Shirlei.

Aproximadamente 30% das pessoas de São Paulo apresentam algum tipo de transtorno, diz a pesquisa “Distúrbios Mentais em Megacidades”, realizada em 2012. Entre os distúrbios, os de ansiedade são os mais encontrados, atingindo 1 em cada 5 pessoas.

Shirlei teve receio de sofrer preconceito dos colegas de trabalho ao escobrir o problema, entretanto ela afirma que foi bem acolhida, inclusive pela sua chefe, que é portadora de síndrome do pânico, outro transtorno de ansiedade.

Já em tratamento, ela comenta que o medicamento fez com que sua fala ficasse "pastosa", o que prejudicava seu relacionamento com clientes. Ela chegou a se afastar por dois meses, e depois de voltar a trabalhar normalmente acabou sendo demitida.

Outro exemplo de quem sofreu este problema é Alex Costa, 37 anos. Sua primeira crise ocorreu há 11 anos e ele não conseguiu se abrir com as pessoas. “Era difícil traduzir aquilo para mim, imagina para os outros.”

Alex que é administrador de empresas abandonou a carreira aos 26 anos e desde então não conseguiu mais trabalhar num ambiente corporativo. “Quem olha de fora e me vê saudável acha que eu poderia ser bem sucedido, dar toda uma qualidade de vida para os meus filhos… Eu sofro com isso.”. Hoje ele se considera "do lar".

Para o empresário Adriano Silva, 44, especialista em economia, há um mito em volta do executivo, que é visto como alguém que não passa por altos e baixos da vida.

“Ninguém fala, mas toda quarta toma um Rivotril pra sobreviver até sexta.” - afirma. Contra esse esteriótipo, ele lançou o livro “Ansiedade Corporativa” (Ed. Rocco, R$ 34), contando sua forma de conviver com o transtorno.

Segundo o psiquiatra do Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas (Amban), Márcio Bernik, há uma ideologia de meritocracia que permeia nas empresas, onde só os fortes sobrevivem, que gera ansiedade em todos.

Essa constante pressão impede o corpo de relaxar, já que deve estar sempre alerta para qualquer problema ou novidade.

“Como a função do corpo é sobreviver, ele vai dar um jeito de te desacelerar. Para isso, vai usar suas vulnerabilidades, como a ansiedade”, afirmou a psicóloga Michelle Bernardo, da Aporta, que em parceria com o Amban e a Faculdade Paulista de Serviço Social oferece atendimento e tratamento gratuito.

Mas para Elisa Kozasa, neurocientista que trabalha no Instituto do Cérebro do Hospital Albert Eisntein, o estresse no trabalho que chega ao ponto de desencadear a ansiedade não é pior nos dias atuais do que foi no passado. Para ela, a questão principal é a habilidade que se tem para lidar com esse stresse.

Para Marcelo Olivieri, consultor da empresa Talenses, independentemente da causa, é sempre importante avisar a empresa de que se está enfrentando um problema, principalmente quando o desempenho profissional está sendo prejudicado. Isso tira a pressão do funcionário de uma má avaliação do seu trabalho, o que poderia acarretar mais ansiedade.

Criador: Equipe O Polêmico

Assuntos
Leandro Karnal critica alunos da festa
Leandro Karnal critica alunos da festa "SE NADA DER CERTO"
[videos] ’Bruno tem de estar preparado para pressão’
[videos] ’Bruno tem de estar preparado para pressão’
"Suportei 7 Fazendas para pagar as contas", diz Britto Jr.
Mãe e advogada são indiciadas por suposta venda de bebê
Mãe e advogada são indiciadas por suposta venda de bebê
Os comentários não representam a opinião do Site. A responsabilidade é do autor do comentário.



Procurando Roupas Femininas Importadas?
Produtos Importados com os menores preços e entrega para todo Brasil!


Produtos Importados com os menores Preços e Entrega para todo Brasil
Mais Procurados Assuntos mais Pesquisados no Momento
Ícone Parceiros Parceiros do Polêmico
Climatologia Geográfica | Descubra mais da ciência, paisagens incríveis e muito mais.      Ciências e Tecnologias | Artigos e Noticias de Ciências e Tecnologia      Jornal Eletrônico - Gente de Opinião

Portal SOS Notícias do RN      SAJ Notícias      Fotografe Livre  - Tudo sobre fotografia, até dicas!      cearensizando

W3 Directory - the World Wide Web Directory      AhTrollei - Cuidado você pode estar sendo trollado!: Parceria      Infotec Blog - Tecnologia em primeira mão!          

RGN no Ar | Rio Grande do Norte                S1 Notícias      Debates Culturais - Liberdade de Idéias e Opinioes!

Você já pensou em deixar uma carta ou mensagem após a morte? Conheça nosso testamento online.
Polêmico       Polêmicas       Notícias       Debates       Discussões Noticias

aids       desigualdade social       meninos e meninas       pena de morte       jesus comunista      
 
© opolemico.com.br, Todos Direitos Reservados  -  Melhor visualizado na resolução: 1024 x 768 px.  -  Política de Privacidade
Contato Contato